NOTICIAS





29 Julho de 2011 (sexta-feira)
É de entortar o pescoço. Quem passou pela Avenida Rio Verde, em Aparecida de Goiânia, na última semana, foi surpreendido pela réplica em tamanho natural do robô Bumblebee, herói da saga Transformers, série cinematográfica sobre robôs gigantes alienígenas que se transformam em carros, cujo terceiro capítulo está em cartaz nos cinemas da cidade. A obra do artista plástico Aucizernando Paiva Dias, de 33 anos, está exposta na porta de uma concessionária de automóveis desde sexta-feira, dia 22.
O robô – que tem 6 metros de altura e 2,20 de largura – tem atraído diversos curiosos que param para tirar fotos e ver de perto o trabalho do artista paraibano radicado em Goiás desde a infância que assina como Aucizer. “Estive quase um ano envolvido no projeto, mas valeu muito a pena. A reação do público tem sido melhor do que eu esperava”, disse ao POPULAR. Autodidata, Aucizer entrou no mundo das artes plásticas com esculturas em cerâmicas, mas a vontade de fazer uma obra de grande formato era alimentada desde a infância.
Fã confesso dos brinquedos da japonesa Hasbro – que deu origem à trilogia de sucesso no cinema dirigida por Michael Bay –, o artista conta que fez seu primeiro protótipo ainda criança. “Venho de uma família muito humilde. Então desde pequeno tive de usar minha criatividade para fazer meus próprios brinquedos com pedaços de metal e sucatinha. Vivia fazendo robôs com caixinha de fósforos”, relembra.
A vontade de construir seu próprio Transformer nasceu com a estreia do primeiro filme da série em 2007. Mas a ideia foi deixada de lado até que veio a sequência nos cinemas em 2009. Decidido a dar forma ao sonho de infância, Aucizer passou a recolher material e sucata em ferro velhos e lojas de lanternagem. A primeira etapa do projeto foi desenhar o projeto. Em seguida, ele montou em uma serralheria o esqueleto que sustentaria toda a sucata. O peso aproximado da obra é 800 quilos.
A criatividade do artista pode ser comprovado em soluções inusitadas como o uso de para-choques de carro no peitoral e o olho do robô que foi feito com fundo de garrafas pet. Mesmo utilizando materiais reciclados, Aucizer diz ter gastado cerca de R$ 8 mil na construção do Bumblebee goiano.
Parte do investimento está sendo recuperada com a locação da obra. O primeiro cliente foi o dono da concessionária, mas já na próxima segunda-feira o robô já parte para Caldas Novas, onde ficará exposto na porta de um supermercado. Festas, aniversários de criança e até pizzarias então no roteiro do gigantão. “Estamos com a agenda cheia até dezembro”, comemora o artista, que já pensa em reproduzir outros robôs da turma liderada por Optimus Prime.


__________________________________________________________

BLOG - OFICIAL
 AUCIZER